Reputação

Reputação e gestão e crises

Tirar vantagem de sua boa reputação não é bicho de 7 cabeças.

Reputação mexe naquilo que realmente interessa:

mais vendas, melhores resultados

Boa reputação: vale para todas as empresas e está fora de discussão, não importa seu  tamanho, o mercado em que atue, não importa a posição que ocupe em seu segmento.

Isso se torna crítico quando a empresa está sentindo dificuldades para atingir metas de faturamento, ou quando os problemas na área comercial, dentro ou fora da empresa, vão se tornando mais e mais preocupantes.

Mesmo marcas que são praticamente únicas precisam ampliar seus níveis de competitividade e para isso zelar pela sua reputação.

Todos os mercados têm registrado aumento da exigência de clientes,  do público interno dos muitos públicos de interesse, até de parceiros no mercado financeiro.

Reflexões necessárias:

  • Nível de conhecimento da empresa e suas marcas
  • Engajamento dos colaboradores
  • Reputação x contribuição para saúde financeira
  • Nível de credibilidade, autenticidade, empatia e transparência
  • A empresa tem feito bons negócios – ou pode melhorar?

Confiança e o valor prático da reputação

Um estudo da Cornell University sintetiza o valor da reputação em uma palavra –confiança:

A lealdade tradicionalmente tem sido definida em termos de suas consequências: intenção de recompra, intenção de ser fonte de boas referências, participação nas compras e recompras reais. Embora essas medidas sejam indicadores de lealdade, elas não respondem à pergunta: “O que é a lealdade do cliente e como ela é criada?”

Para vencer a concorrência, as empresas devem ir além da simples satisfação do cliente e o que os estudos de benchmarking definem como padrão de classe mundial, é a elevação disso para um nível visionário que os autores definem como “confiança total”, conceitualmente semelhante a “qualidade total”.

Recomendação espontânea

Ampliação nos índices de referência positiva e recomendação espontânea por marcas bem-conceituadas

Maior valor de mercado

Ações de companhias com alta reputação têm cotações sempre superiores

Orgulho de pertencer

Os colaboradores aumentam seu engajamento quando a reputação das empresas e marcas são altas.

Preferência contínua

Clientes que têm suas expectativas atendidas são leais e compram mais.

Confiança dos Stakeholders

Melhora o relacionamento de forma proativa e com diálogo constante com todos os públicos.

Facilidade na solução de crises

Marcas com reputação positiva terão maior confiança por parte de seus clientes e demais públicos de interesse.

Poucas vezes há perfeita sintonia entre a reputação efetiva e aquela pretendida ou solidamente imaginada.

A nossa atuação atravessa todas as frentes em que podem ser detectadas ameaças ou oportunidades: aspectos estratégicos ligados a Gestão Corporativa (estrutura empresarial, linhas de comando, responsabilidade social, compliance) aspectos estratégicos de negócio (definição de públicos, posicionamento, gestão de riscos, área de vendas e tantos outros) bem como aspectos táticos de marketing e comunicação.

Veja nossa metodologia de trabalho para entender como trabalhamos. Se preferir, vamos conversar.

Fotografia da Reputação

Reputação mexe naquilo que realmente interessa: mais vendas, melhores resultados. Sem complicação.

  • Primeiro passo: saber como está sua reputação
  • Um jeito mais fácil do que parece
  • Coisa de 3 a 4 meses

Roteiro do processo em 4 tempos

  1. Abordagem preliminar: reuniões e obtenção de informações
  2. Coleta e análise de informações – pesquisa de campo
  3. Diagnóstico: relatório de conclusões e determinação dos fatores chave de reputação
  4. Recomendações para uso prático e objetivo dos achados na gestão da reputação

O que será entregue: Relatório mostrando o que clientes, influenciadores, fornecedores, público interno e força de vendas pensam e falam de sua empresa.

Gestão da Reputação

Plano de Gestão da Reputação com ações práticas para aproveitar oportunidades não percebidas ou neutralizar eventuais ameaças.

A nossa atuação atravessa todas as frentes em que podem ser detectadas ameaças ou oportunidades: aspectos estratégicos ligados à Gestão Corporativa (estrutura empresarial, linhas de comando, responsabilidade social, compliance) aspectos estratégicos de negócio (definição de públicos, posicionamento, gestão de riscos e tantos outros) bem como aspectos táticos de marketing e comunicação e suas aplicações.

Adeptos do regime de trabalho “mão na massa”, nossos consultores sêniores acompanham pessoalmente todos os projetos elaborados um a um, já que cada empresa é única.

Reputação é reflexo de todas as percepções

  • Identificar vulnerabilidades e coragem para rever procedimentos
  • Como a empresa é, como tem sido ao longo do tempo e comparada com a concorrência
  • Respeito pela cultura da empresa, objetivos, práticas, forma de ser – e até que ponto novos hábitos cabem na cultura e posicionamento da empresa
  • Parceiros de negócios e não fornecedores – respeito por prazos, datas, compromissos
  • Valor percebido quando a força de vendas está discutindo preços, prazos, descontos.
  • Trabalho integrado: área comercial e de marketing em sintonia.
  • Política de preços clara e sempre respeitada