Entenda a reputação da sua empresa

Boa reputação faz toda diferença.

Em todos os momentos e situações.

Vale para todas as empresas e está fora de discussão sua importância, não importa seu tamanho, o mercado em que atuem, não importa a posição que ocupem em seu segmento.

Mesmo marcas que são praticamente únicas precisam ampliar seus níveis de competitividade e para isso zelar pela sua reputação.

Todos os mercados têm registrado aumento da exigência de clientes, públicos de interesse, parceiros no mercado financeiro e até pelo público interno. Nessas circunstâncias a abrangência do estudo que realizamos cobre os mais diversos campos onde podem ser encontradas tanto vulnerabilidades como oportunidades.

Reflexões necessárias:

  • Nível de conhecimento da empresa e suas marcas
  • Engajamento dos colaboradores
  • Reputação x contribuição para saúde financeira
  • Nível de credibilidade, autenticidade, empatia e transparência
  • A empresa tem feito bons negócios – ou pode melhorar?

Confiança e o valor prático da reputação

Um estudo da Cornell University sintetiza o valor da reputação em uma palavra –confiança:

A lealdade tradicionalmente tem sido definida em termos de suas consequências: intenção de recompra, intenção de ser fonte de boas referências, participação nas compras e recompras reais. Embora essas medidas sejam indicadores de lealdade, elas não respondem à pergunta: “O que é a lealdade do cliente e como ela é criada?”

Para vencer a concorrência, as empresas devem ir além da simples satisfação do cliente e o que os estudos de benchmarking definem como padrão de classe mundial, é a elevação disso para um nível visionário que os autores definem como “confiança total”, conceitualmente semelhante a “qualidade total”.

Recomendação espontânea

Ampliação nos índices de referência positiva e recomendação espontânea por marcas bem-conceituadas

Maior valor de mercado

Ações de companhias com alta reputação têm cotações sempre superiores

Orgulho de pertencer

Os colaboradores aumentam seu engajamento quando a reputação das empresas e marcas são altas.

Preferência contínua

Clientes que têm suas expectativas atendidas são leais e compram mais.

Confiança dos Stakeholders

Melhora o relacionamento de forma proativa e com diálogo constante com todos os públicos.

Facilidade na solução de crises

Marcas com reputação positiva terão maior confiança por parte de seus clientes e demais públicos de interesse.

Poucas vezes há perfeita sintonia entre a reputação efetiva e aquela pretendida ou solidamente imaginada.

A nossa atuação atravessa todas as frentes em que podem ser detectadas ameaças ou oportunidades: aspectos estratégicos ligados a Gestão Corporativa (estrutura empresarial, linhas de comando, responsabilidade social, compliance) aspectos estratégicos de negócio (definição de públicos, posicionamento, gestão de riscos e tantos outros) bem como aspectos táticos de marketing e comunicação.

Veja nossa metodologia de trabalho para entender como trabalhamos, se preferir, vamos conversar.