A Reputação das Empresas e a (ainda pouca) maturidade da agenda ESG

Presença do tema ESG nos perfis das redes sociais mostra gargalos e tropeços das empresas no tratamento dos temas. Pesquisa mostra que a pauta avança na hierarquia corporativa, mas nem sempre com consistência.

O estudo “Desafios do ESG para a reputação das empresas”, proposta pela Percepta Marketing e Comportamento e realizada pela Somatório Inteligência Direcionada sobre o tratamento dado pelas empresas aos temas meio ambiente, questões sociais e governança corporativa, mostra que a pauta ganha investimento e atenção nas organizações. Mas nem sempre com clara compreensão, convicção ou aprofundamento em relação aos conceitos e valores ESG.

A pesquisa, que aborda aspectos relacionados às práticas ESG e como elas contribuem para a reputação de marcas e empresas, foi realizado em duas etapas. A primeira analisou 13,7 mil postagens de 120 empresas de médio e grande portes em redes sociais (Linkedin, Facebook e Twitter), com aferição do nível de engajamento por meio de likes, comentários e compartilhamentos. Em um segundo momento, entrevistas em profundidade com executivos de 45 empresas investigaram questões relacionadas às agendas ESG e reputação.

Um dos destaques do estudo é a participação do assunto entre as postagens corporativas, 25% do total, o que demonstra o interesse das empresas em se mostrarem aderentes aos conceitos de ESG. Outro é o nível de engajamento por tema da pauta ESG. O tema Ambiental responde por 47% das reações, seguido por social (32%) e governança (21%).

Victor Olszenski, sócio da Percepta Marketing e Comportamento afirma que “A pesquisa também indica que o esforço das empresas em demostrar aderência aos postulados ESG nem sempre é motivado por clara compreensão e convicção em relação a seus conceitos e valores – o que pode levar as ações a se voltarem contra a reputação corporativa, ao invés de favorecê-la”.

Você pode baixar o estudo apresentado em nossa live 

Caso queira assistir novamente nossa live, está aqui disponível. Aproveite e inscreva-se em nosso canal e ative o sininho para receber as notificações sobre nossos próximos eventos.

A atuação da Percepta

Nós atuamos com as empresas com o objetivo de diagnosticar sua reputação e melhorar sua visibilidade em relação aos seus diversos públicos de interesse, indo além dos princípios do ESG (Environment, Social, Governance) ou ASG (Ambiente, Social e Governança)

Vamos agendar uma reunião e discutir como a Reputação e as Ações de ESG da empresa estão repercutindo entre os seus públicos-alvo.

 

Email: perceptamkt@perceptamkt.com.br
Telefone e Whats App (11) 3871-3232
Agendamento Reunião