Reputação e ESG

ESG é só o começo, quando se fala de
reputação de marcas e empresas

O conceito ESG está sendo cada vez mais falado e adotado por uma pressão do mercado como um todo.

Antes de mais nada, o que esta sigla significa para o mundo empresarial:

O E (no ESG), de environment, está ligado aos aspectos ambientais, inclui a energia que a empresa recebe e os resíduos que descarta, os recursos necessários e as consequências para os seres vivos como resultado. Não menos importante, o E engloba as emissões de carbono e as mudanças climáticas. Toda empresa usa energia e recursos; toda empresa afeta e é afetada pelo meio ambiente e essa preocupação abrange sua cadeia produtiva.

O S, de social, são os aspectos sociais, como a empresa se relaciona com pessoas e instituições. S inclui relações de trabalho, diversidade e inclusão. Como a empresa se estrutura e opera dentro de uma sociedade mais ampla e diversificada.

O G, de governança, é o sistema interno de práticas, controles e procedimentos que a empresa adota para se governar, tornar decisões eficazes, cumprir as leis, e atender às necessidades dos stakeholders externos. Toda empresa, pequena, média ou grande requer governança.

É muito mais uma questão de atitude, consciência.

Não adianta dizer, em sua comunicação que é ESG de raiz, fazer juras de amor ao meio ambiente e, na prática, pouco fazer, além de dizer que a empresa está 100% alinhada com as propostas do ESG.

Gravitando em torno desse conteúdo, há hoje empresas ou organismos privados que fornecem certificação em sustentabilidade, consultorias especializadas na produção de relatórios anuais de ESG e empresas voltadas para medição de impacto socioambiental.

A Percepta, como consultoria com foco em reputação de marcas e empresas acredita que, sim, o posicionamento claro em relação aos princípios do ESG contribui, e muito, para gerar boa predisposição entre seus públicos.

Mas não apenas isso.

Aderir ao ESG é apenas uma das formas de zelar pelo bom nome de uma empresa e contribuir para sua boa reputação. Existem ainda outros benefícios – veja o quadro abaixo

Benefícios da Reputação baseada em ESG

Crescimento

Atrair clientes B2B e B2C com produtos mais sustentáveis

Obter melhor acesso aos recursos através de relações mais fortes (entre) com a comunidade e o governo

Redução de custos

Menor consumo de energia e (eficiência) adequação no descarte de resíduos.

Investimentos otimizados em embalagens

Elevação da produtividade

Aumentar a motivação dos colaboradores

Atrair talentos através de maior credibilidade social

Investimento e otimização de ativos

Aumentar o retorno dos investimentos, alocando melhor o capital para o longo prazo (por exemplo, instalações e equipamentos sustentáveis)

Fonte: Mckinsey Quaterly – November

Mas é bom não esquecer que em muitos casos, sobretudo no mercado b-to-b, muitas empresas que não adotam essas técnicas estão sendo excluídas de certas e importantes concorrências e licitações.

Pesquisadores descobriram que os produtos ecológicos, bem como os de empresas que buscam agendas focadas na sustentabilidade, são percebidos como de maior desempenho do que as ofertas tradicionais — especialmente quando os consumidores têm fortes valores ambientais.

É importante lembrar que as percepções dos consumidores também são influenciadas por experiências reais com a marca e o produto. Ou seja, não adianta um discurso de sustentabilidade se o desempenho do seu produto não está adequado à expectativa do público e/ou o seu processo produtivo não está de acordo com os critérios de preocupação ambiental.

Este é um dos pontos do porquê a Percepta acredita que ESG vai além do discurso e está entre os quesitos da boa reputação. As ações da empresa precisam acontecer de “dentro para fora”.

A boa reputação passa pelas atitudes institucionais e operacionais da empresa; pela forma como se relaciona com cada um dos públicos com que interage direta ou indiretamente — fornecedores, funcionários, revendedores, mercado financeiro, concorrentes, diferentes formadores de opinião.

Para satisfazer as necessidades do mercado como um todo e criar valor é importante criar um ciclo virtuoso centrado no ser humano e nas relações que sua marca tem com todos os seus públicos e consequentemente gerar negócios prósperos que criam empregos, aumentam a receita e elevam os padrões de vida da sociedade em que está inserida.

Veja nosso estudo recente realizado em parceria com a Somatório Inteligência. Clique aqui

A atuação da Percepta

Nós atuamos com as empresas com o objetivo de diagnosticar sua reputação e melhorar sua visibilidade em relação aos seus diversos públicos de interesse, indo além dos princípios do ESG (Environment, Social, Governance) ou ASG (Ambiente, Social e Governança)

Vamos agendar uma reunião e discutir como a Reputação e as Ações de ESG da empresa estão repercutindo entre os seus públicos-alvo.

 

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Telefone e Whats App (11) 3871-3232
Agendamento Reunião